metas personalidade

Como ajustar as metas de acordo com personalidades?

Neste artigo, darei algumas dicas de ferramentas que poderão auxiliar você na questão: como ajustar as metas de acordo com personalidades?

Como ajustar as metas de acordo com personalidades?
Fonte: wrike.com

Gerenciar pessoas é uma atividade complexa. Lidar com diferentes personalidades e expectativas muitas vezes é um desafio ao autoconhecimento e de persuasão. Alinhar potencialidades pessoais e expectativas de um contexto geral com as estratégias de uma empresa não é um cálculo exato com resultado certo. Logo, uma ferramenta que nos auxilie nessa atividade, de como ajustar as metas de acordo com personalidades, já é uma boa ajuda.

Durante reuniões de times uma pergunta que sempre surge é: como ajustar as metas das pessoas que estou liderando de modo que elas se sintam satisfeitas e que seja algo tangível? Certamente, se você ocupa um cargo de liderança essa é uma questão desafiadora. Como posso lidar com as expectativas dos outros sem que isso lhe traga alguma frustração? Do ponto de vista técnico essa questão é fácil de ser tratada:

  • Coloque meia dúzia de tecnologias novas que estão no hype da Gartner;
  • Analise as novas tendências de tecnologia que o mercado e sua empresa estão utilizando;
  • Terá então um objetivo técnico possivelmente definido.

Razões de natureza técnica são invariavelmente menos complexas que questões de natureza humana. Isto devido a diversos fatores que influenciam nossa forma de trabalhar, nossos comportamentos e atitudes. Assim, se você estiver incomodado com algo externo, mesmo sendo um ótimo profissional, dificilmente conseguirá executar com perfeição suas atividades. Seja esse fator de natureza íntima ou até mesmo o desconforto de uma frustração qualquer.

Para minimizar possíveis frustrações e alinhar expectativas do colaborador com os objetivos da empresa é preciso conhecer ambas as partes. Saber de fato e de forma franca quais são os planos do seu colaborador e da sua empresa. Para que possa observar as possibilidades e realizar a sinergia entre eles. Sendo assim, o elo de ligação entre estratégia e ação.

Uma vez que a estratégia empresarial nos forneça o conhecimento necessário, para qual lado devemos seguir, é preciso tratar do conhecimento relacionado ao colaborador. Uma sugestão que pessoalmente apliquei e que houve bons resultados foi a utilização de ferramentas para descoberta de personalidades. Com essas ferramentas consegui:

  • Identificar as diferentes personalidades que compõem o meu time;
  • Saber lidar de uma forma mais apropriada e conectada com cada membro do time;
  • Explicitar potencialidades da equipe;
  • Saber tratar de forma individual os pontos que cada um tem, como: expectativa de trabalho e também de vida.

Dica: vale a pena a leitura do meu último artigo “Virtudes na Concepção de um Time”.

Ferramentas para Identificar Personalidades

Em meu caso específico utilizei a ferramenta chamada Eneagrama. Essa ferramenta é uma modelo que descreve diferenças individuais e que as encaixam em nove tipos distintos que conseguimos observar em nosso dia-a-dia de maneira fácil. No entanto, essa ferramenta não é a única. Existem outras que igualmente podem auxiliar na definição de características. Entre elas sugiro o DISC e a 16personalities. Cada uma dessas ferramentas tem uma teoria que reforça seu resultado final e que podem ser trabalhadas em conjunto para uma melhor definição e entendimento.

Em resumo, essas ferramentas me deram possibilidades de conduzir cada membro da equipe para aquilo que a empresa necessita e também saber no que a empresa pode ajudar na consolidação de itens que são importantes fora do ambiente profissional.

 
Daniel Mirilli

Daniel Mirilli

1 comment

Deixe uma resposta

  • Trabalho diariamente para que as empresas de tecnologia enxerguem o valor humano através das competências e não qualidades técnicas, assim como Sciensa vem fazendo.

    O resultado é visível e palpável em poucos dias.

    Parabéns pela fluidez do texto, José!

     

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

%d blogueiros gostam disto: