desafios da transformação digital

Saiba como vencer os desafios da transformação digital

Não é novidade que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e digital. Para as empresas, esse cenário de novas tecnologias e inovações resulta em um mercado mais competitivo e complexo.

Para lidar com ele, é necessário enfrentar os desafios da transformação digital — para todas os tipos ou tamanhos de negócio.

Mesmo sendo considerada uma tendência global, muitos empresários ainda se questionam sobre o real valor de se investir na transformação digital, justamente pelos obstáculos que ela apresenta.

Entretanto, a realidade é que apesar de qualquer desafio, os benefícios gerados por esses investimentos são muito maiores.

Além disso, acompanhar as transformações do mercado é uma necessidade. Negócios que não se adaptam às novas tecnologias e aproveitam suas oportunidades tendem a ficar para trás e perder espaço para a concorrência, podendo até mesmo chegar ao fim.

Por esses motivos, ao longo deste post você vai conhecer as principais informações para que a sua empresa consiga vencer os desafios da transformação digital e aproveitar todos os benefícios que ela oferece. Acompanhe!

Entenda a transformação digital

O termo transformação digital se refere à prática de utilizar a tecnologia e as inovações da área para alcançar melhores resultados e desempenhos dentro de um negócio.

Dessa forma, deve ser entendida como uma mudança estrutural e até mesmo cultural, colocando a tecnologia como um papel essencial na estratégia da empresa.

O impacto da tecnologia no mercado é evidente: produtos, processos, comunicação com os clientes, modelos de negócio e até setores por completo estão sendo reestruturados e repensados com base em novas soluções e inovações.

Um exemplo claro disso é a descentralização de produtos bancários, resultado pelo surgimento de empresas que oferecem serviços financeiros de forma tecnológica — também conhecidas como fintechs.

A importância das redes sociais ou o constante crescimento do e-commerce são outros fatores que evidenciam esse cenário.

Confira os benefícios de investir

Investir na transformação digital de um negócio garante diversos benefícios e vantagens para a empresa. Entre eles, estão:

  • disrupção tecnológica;
  • mais facilidade na resolução de problemas;
  • aumento da satisfação dos clientes;
  • automatização de processos;
  • redução de custos;
  • aumento da segurança de dados;
  • mais eficiência na gestão;
  • possibilidade de explorar novos produtos e mercados;
  • aumento da competitividade.

Esses são apenas alguns exemplos das diversas oportunidades geradas pelas novas tecnologias para as empresas que decidem enfrentar os desafios desse investimento.

Conheça os principais desafios da transformação digital para as empresas

Toda mudança apresenta algum tipo de barreira a ser superada, e isso não é diferente para a adoção de novas tecnologias e a forma de enxergá-las na empresa.

A seguir, confira os principais desafios da transformação digital.

Investimento

O primeiro empecilho para realizar a transformação digital do negócio é a necessidade de investimento. Parte do orçamento da empresa deverá ser realocado para realizar as mudanças que colocam a tecnologia no centro da estratégia.

Com a popularização da tecnologia e a crescente inovação na área, os custos que envolvem sua adoção são acessíveis para qualquer tamanho de empresa.

Além disso, muitas áreas já recebem orçamento voltado para tecnologia, facilitando esse investimento.

Mindset

Muitos profissionais ainda têm um mindset antigo e contrário à transformação digital.

Isso acontece por diversos motivos, podendo ser ego, falta de conhecimento ou até mesmo pela dificuldade de enxergar os resultados desse investimento.

Mensuração de resultados

Como a transformação digital não diz respeito apenas à adoção de novas tecnologias, mas a uma alteração na forma como ela é encarada dentro da organização, é difícil mensurar com precisão os resultados gerados por ela.

Dessa forma, alguns empresários podem se colocar contrários ao investimento.

Estrutura

Para empresas que decidem começar seu processo, os maiores desafios estão na estrutura de sua organização.

Normalmente, empresas que não nasceram no ambiente tecnológico apresentam processos internos que não permitem o uso máximo do potencial de seus colaboradores, impedindo que eles inovem nas suas atividades.

Sua hierarquia apresenta muitos níveis e burocracias que bloqueiam a inovação, dificultam a resolução rápida de problemas e o alinhamento das atividades.

Por esse motivo, novos negócios tendem a ser mais ágeis e aproveitar mais facilmente as tecnologias do mercado.

Contratação de talentos digitais

Encontrar talentos digitais também é um desafio para empresas que desejam passar pela transformação digital.

Os novos profissionais do mercado apresentam o conhecimento técnico e cultural necessário para se adequar às diferentes áreas de negócio e atuar em conjunto com todos o time de forma estratégica, tirando o melhor da tecnologia.

Por apresentarem necessidades e comportamentos diferentes dos profissionais tradicionais, muitas vezes é difícil encontrar esses colaboradores no mercado.

Além disso, em diversos casos é necessário disputar seu trabalho com outras empresas.

Saiba como aproveitar as oportunidades da transformação digital nos negócios

Para superar os desafios listados anteriormente e não ter problemas realizando a transformação digital do seu negócio, basta seguir as recomendações abaixo.

Faça um bom planejamento

Todo projeto deve começar com um bom planejamento. O indicado é iniciar com o entendimento do negócio por meio de técnicas como business inception e design sprint para estruturar os objetivos e as metas da empresa.

O mercado também deve ser avaliado, bem como as tecnologias e as inovações disponíveis, que representam oportunidades para a empresa e devem ser adotadas na estratégia de negócio.

Altere o mindset da organização

Uma transformação digital eficiente passa por um processo de alteração de mindset da empresa que deve começar na alta gestão e ser compartilhado com todos os colaboradores.

É necessário incentivar e apresentar a visão que coloca a inovação e a tecnologia no centro do negócio.

Modifique sua estrutura

Avalie a estrutura atual do negócio e defina quais processos e dinâmicas devem ser remodelados para otimizar o trabalho e incentivar a inovação nos colaboradores. Treinamentos e capacitações também são indicados.

Tenha profissionais digitais

A área de Recursos Humanos (RH) deve ser orientada a buscar os novos profissionais do mercado — aqueles que são mais conectados e conhecem as tendências do mercado, preparados para trabalhar com inovação. O ideal é a formação de times interdisciplinares para otimizar as soluções criadas na empresa.

Conte com ajuda de empresas especializadas

Existem no mercado empresas especializadas na transformação digital dos negócios.

Essas organizações funcionam como parceiras que facilitam todo o processo de transição, ajudando em cada etapa e atividade a ser feita, tanto para o desenvolvimento de soluções quanto para o treinamento e o preparo dos colaboradores.

Fica evidente que os desafios da transformação existem, mas investir na mudança do negócio para essa direção é uma necessidade. Além disso, depois de superados os problemas, os benefícios são enormes.

Agora que você já sabe como vencer os desafios da transformação digital, veja como as virtudes influenciam na formação de um time de sucesso!

 
Felipe Oliveira - CEO da Sciensa

Felipe Oliveira - CEO da Sciensa

Add comment

Deixe uma resposta

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.