O que é a tal da UX? E UX Design?

O que é UX? E o tal do UX Design?

Neste artigo eu vou desmistificar o que é UX e explicar como funciona o UX Design na prática.

O que é UX? E o tal do UX Design?
Fonte: cdn-images-1.medium.com

Atualmente UX é uma sigla que está sendo muito usada no mercado, porém será que todos compreendem o seu significado?

Algumas frases comuns em que já ouvi a tal da UX ser pronunciada:

  • “Faz a UX“: UX = Um objeto? Uma tarefa?
  • “Chama o UX“: UX = Uma pessoa? Um super-herói?
  • “Desenha a UX“: UX = Uma tela?
  • “Chama o pessoal de UX“: UX = Um departamento? Uma equipe?
  • “Que feio, precisamos melhorar a UX!“: UX = Algo relacionado apenas com beleza estética?

Mas o que é UX? UX não é…

Mas o que é UX? UX não é...
Fonte: kuneri.com

Vários profissionais e empresas relacionam UX com algum desses contextos, porém UX não é uma pessoa, não é uma tarefa, não é uma tela, não é um departamento e não está relacionado apenas com beleza estética. UX não é algo que possa ser desenhado ou projetado!

You can’t design experiences, but you can design FOR them.” (Você não pode projetar experiências, mas você pode projetar PARA elas) – Liz Sanders.

O que é UX então?

Para explicar o que é UX vale a pena ressaltar que UX é a sigla para User Experience, ou experiência do usuário. Segundo o criador do termo, Donald Norman, essa experiência acontece desde quando o produto ou serviço entra na vida do usuário e para isso não é necessária a interação com a interface do produto. A experiência pode começar quando duas pessoas conversam, ou leem sobre um determinado produto ou serviço.

Você já deve ter ouvido alguma experiência ruim que um amigo teve com algum produto e isso pode ter sido determinante na sua decisão de comprar ou não esse produto. Este é um contexto que não houve contato direto com a interface do produto para acontecer uma experiência.

UX é um FATO!

Se você está construindo um produto ou serviço para pessoas, essa experiência vai acontecer quer você queira ou não. Além disso, não é possível ter total controle de como será essa experiência.

Os elementos que influenciam a UX são muitos e nem todos eles dependem de quão bem o produto foi projetado para resolver o problema do usuário. Você pode ter um produto que ajuda muito bem o usuário no trabalho dele, mas naquele dia, por ser um pós feriado, ele está sentindo ódio de ter que usá-lo, porque ele queria ter emendado o feriado, estar em casa relaxando ao invés de estar trabalhando.

Como construir produtos visando uma boa UX?

Para que um usuário possa ter uma boa experiência com um produto, este produto deve ser projetado pensando neste usuário.

Como construir produtos visando uma boa UX?
Fonte: bootstrapmaster.com

UX Design é um pensamento estratégico, que deve ser compartilhado por uma empresa inteira na hora de projetar e construir um produto, serviço ou marca. Já design centrado no usuário, é o processo que trás o usuário para o centro do projeto e todas as decisões levam em consideração o seu perfil, seus gostos, seus costumes e suas limitações. A estratégia do projeto gira em torno deste contexto, sempre tendo como protagonista o usuário. A responsabilidade de projetar para uma boa experiência é do time todo!

A palavra design nesses casos é traduzida como projetar:

  • UX Design = Projetar para experiência do usuário.
  • Design centrado no usuário = Projetar centrado no usuário.

UX Design na prática!

UX Design na prática!
Fonte: 2qtef842z25i3qzyejjoqaxz-wpengine.netdna-ssl.com

Na prática, UX Design envolve responder perguntas sobre o usuário e o negócio; e utilizar essas respostas para definir a estratégia do seu produto.

Fazer as perguntas certas podem definir o sucesso de um produto. Algumas delas são:

  • Quem é o usuário do produto?
  • Qual problema o produto resolve?
  • Por que isso é um problema para o seu usuário?
  • Como os concorrentes resolvem esse problema?
  • Qual o objetivo do negócio?
  • Como iremos medir se estamos atingindo os objetivos e resolvendo o problema do usuário?

Existem vários métodos que são utilizados para conseguir responder essas e outras perguntas. Cada método pode ser utilizado para responder um determinado grupo de perguntas. Alguns deles são:

  • Entrevista com o usuário;
  • Entrevista com stakeholders;
  • Observação (observar como os usuários trabalham hoje em dia, ou como é o processo da empresa);
  • Testes de usabilidade;
  • Mapa de empatia;
  • Personas;
  • Jornada do usuário.

Processos de design juntam essas perguntas e métodos de uma forma organizada para que sejam aplicados na concepção de um produto. As empresas normalmente criam um processo de design “próprio” de acordo com a experiência que obtiveram aplicando outros processos nos seus projetos.

UX Design na prática!
Fonte: cdn-images-1.medium.com

Um dos processos mais comentados atualmente é o tal Google Design Sprint. É um processo de 5 dias onde as pessoas envolvidas no projeto discutem sobre o problema a ser resolvido, criam soluções, desenvolvem protótipos e validam essas soluções por meio de testes com usuários.

Você pode ler mais sobre o Design Sprint aqui.

Em resumo…

UX é um fato e UX Design é uma escolha!

Você pode projetar ou não o seu produto para a experiência do seu usuário, mas ele irá acontecer de uma forma ou de outra. E aí, qual vai ser?

Em resumo...
Fonte: blog.usertesting.com

 

Referências:

AGNI, Edu. UX Maturity. Disponível em https://uxdesign.blog.br/ux-maturity-1184c46c697c – Acesso em 11 de dezembro de 2017

NORMAN, Don. O termo “UX”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9BdtGjoIN4E – Acesso em 11 de dezembro de 2017

FURTADO, Daniel. O que é UX | User Experience? // UXNOW. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WAi6ixIfdd4 – Acesso em 11 de dezembro de 2017

FURTADO, Daniel. Como fazer UX // UXNOW. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ii_yO_at8Do – Acesso em 11 de dezembro de 2017

SANTOS, Guilherme. UX Design não “faz UX”! Disponível em https://www.linkedin.com/pulse/ux-designer-n%C3%A3o-faz-guilherme-fernando-ponce-dos-santos/ – Acesso em 11 de dezembro de 2017

NIELSEN, JAKOB. Designers are not users. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gZeXyVJC-Jg&feature=youtu.be – Acesso em 11 de dezembro de 2017

TEIXEIRA, Fabricio. Google Design Sprint: como funciona e como aplicar no seu projeto. Disponível em https://brasil.uxdesign.cc/google-design-sprint-como-funciona-e-como-aplicar-no-seu-projeto-279107363659 – Acesso em 11 de dezembro de 2017

 
Guilherme Ponce

Guilherme Ponce

Trying everyday to understand more the Users and design better for the Experiences.
http://guilhermeponce.com/
https://medium.com/@guiponce

Add comment

Deixe uma resposta

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.