A inclusão financeira – além do uso de dinheiro – é uma das principais prioridades dos bancos centrais em todo o mundo, mas 1,7 bilhão de pessoas ainda não têm acesso a uma conta bancária hoje. Para enfrentar esse desafio, os bancos centrais estão explorando uma alternativa à criptomoeda chamada Moeda Digital do Banco Central (CBDC). A solução de carteira segura para transações CBDC offline é projetada para ajudar seus clientes nessa ambição.
Construída para permitir uma troca de notas ideal para a moeda digital do Banco Central, a carteira CBDC offline segura desenvolvida pela Sciensa torna uma experiência de dinheiro digital disponível para todos e a qualquer momento. Esta carteira segura permite que um usuário faça pagamentos offline digitais consecutivos com liquidação imediata. O usuário da carteira CBDC pode iniciar pagamentos offline usando qualquer canal: sem contato, e-mail, QR Code e os mesmos terminais e padrões usados atualmente para pagamentos com cartão. Os pagamentos offline da CBDC podem ser recebidos por qualquer dispositivo (seguro ou não), com ou sem conexão de internet.
Para permitir pagamentos CBDC offline, a solução de carteira segura da Sciensa utiliza chips de hardware certificados invioláveis, como os já amplamente usados para cartões de pagamento, documentos de identificação e outros aplicativos. O uso de chips de hardware de nível governamental permite gerenciamento de saldo, implementação de política da Reserva Federal, autenticação de usuário e armazenamento de chaves. Para melhorar ainda mais a proteção do pagador. A carteira segura pode integrar autenticação biométrica, mantendo a privacidade da transação.
Essa solução segura de pagamento de carteira também permite que os bancos centrais resolvam outra questão importante: a resiliência. Ele libera a rede de transações desnecessárias e reduz a carga nos servidores, permitindo assim o processamento de maiores volumes de transações.