Quando falamos da realidade do Brasil, o P2P tem ganhado bastante popularidade. Afinal, em um país onde poucos bancos são “donos” do mercado financeiro, é preciso buscar formas inovadoras de oferecer um acesso mais justo ao crédito, principalmente para quem não recebe a devida atenção dessas grandes instituições bancárias.
Na outra ponta, os investidores no modelo P2P conseguem ter mais liberdade para aplicar seu capital, já que o processo dispensa muitas etapas e processos burocráticos de investimento. A partir de uma plataforma, é possível escolher e investir nas empresas de modo 100% online, rápido e sem burocracia.
Como funciona o Peer-to-Peer Lending para empresas
Uma micro, pequena ou média empresa acessa a plataforma para solicitar os valores necessários ao seu objetivo de negócio. Esse objetivo, normalmente, é bem diversificado, com empresas necessitando de capital de giro, dinheiro para expandir ou, simplesmente, trocar uma dívida cara por uma mais barata.
Independente do motivo, a solicitação do empréstimo é analisada pela equipe de crédito da plataforma P2P, que faz uma verificação completa sobre a capacidade de pagamento por parte do solicitante – ou tomador de crédito, nome comum no mercado de empréstimo coletivo.
Uma vez que os valores, prazo para pagamento e taxa de juros são aprovados, a rodada de investimento fica disponível na plataforma para os investidores cadastrados, que podem analisar o perfil da empresa para decidir se vão investir ou não. Com o dinheiro total do empréstimo captado, a empresa tomadora do crédito recebe a quantia em poucos dias.
O P2P Lending para investidores
O processo é bem parecido com uma empresa tomadora: basta acessar a plataforma de peer-to-peer escolhida, realizar seu cadastro, preencher seu perfil de Suitabilty – responsável por identificar a tolerância a riscos desse investidor – e, assim, escolher as empresas para formalizar o investimento.
Uma vez que esse investimento seja realizado, o investidor irá receber seu dinheiro mensalmente, no prazo e rentabilidade combinados, conforme simulação prévia dentro da plataforma.
Economia Colaborativa e o bem maior da sociedade
O P2P traz o conceito de pessoas ajudando pessoas, mais conhecido como economia colaborativa. Dentro desse modelo, soluções são criadas a partir da mais alta tecnologia, com a finalidade de resolver questões tradicionais dentro da sociedade.
Com um foco social, sustentável e econômico, a economia colaborativa vem criando soluções para transporte, moradia e educação, por exemplo. E, no caso do P2P, se for possível impactar positivamente empresas com seu capital, e ainda conquistar altas rentabilidades no processo, fica praticamente impossível parar essa revolução do mercado financeiro atual.