Elementos de mudança, adaptação e reinvenção estão escrevendo a indústria financeira atual. O surgimento de novas regulamentações, oportunidades, iniciativas e nichos de mercado estão moldando o futuro do setor financeiro para oferecer grandes possibilidades às empresas.
Alguns fatores que impulsionam esse novo caminho são vistos em tendências como a personalização, pois 76% dos clientes esperam uma resposta personalizada e 64% o fazem em tempo real. As tecnologias de automação orientada por dados, como a Inteligência Artificial (IA), ML3 e Cloud Computing, impactam os recursos e a precisão de tomada de decisões dos atores financeiros.
Por isso, separamos as principais tendências que levam o setor financeiro à reinvenção e como os participantes do setor podem integrá-las à sua estratégia para proteger seus negócios e aproveitar ao máximo as novas oportunidades. Confira:
- Transformação da redução de custos e geração de renda
Apesar de estarem imersas em um contexto definido por baixas taxas de juros, crescente pressão regulatória com diversos custos associados e acirrada concorrência no setor, as instituições financeiras precisam crescer. Para isso, devem atingir altos níveis de eficiência por meio da redução de custos e da criação de novos fluxos de renda.
- O Digital à frente
De acordo com o relatório “The State Of Digital Banking, 2022” da Forrester, 25% dos tomadores de decisão no setor de serviços bancários dizem que a estratégia de tecnologia da sua empresa é um dos maiores desafios deste setor em relação à sua transformação digital. A digitalização permitirá que este se torne mais eficiente, ajustar custos e posicionar-se entre a concorrência. Esse esforço é acelerado devido às mudanças na interação com o cliente, pois 46% deles usam apenas canais digitais para atender às suas necessidades financeiras e os preferem a qualquer outro canal.
- Uso estratégico de ecossistemas e plataformas
As mudanças no comportamento e nas expectativas dos clientes têm sido o principal motor da transformação digital. Atualmente, os clientes esperam poder encontrar o que procuram de forma simples e rápida, seja um produto, um serviço ou uma pequena ajuda. Estes precisam ser capazes de acessar uma solução ou responder no ecossistema e na plataforma com a qual interagem.
- Maior personalização
Adotar uma abordagem personalizada, contextualizada e centrada no cliente, promove laços mais fortes com a marca e aumenta a fidelidade e o sucesso da estratégia. Para se ter ideia, 90% dos clientes esperam interações e ofertas personalizadas do seu provedor de serviços financeiros, assim como fariam com qualquer outra marca de consumo.
- Transformação dos métodos de pagamento
Nos últimos anos, o uso de dinheiro como método de pagamento diminuiu globalmente, pois os clientes estão mais propensos a escolher pagamentos digitais. Este fenômeno tem criado desafios e oportunidades para as entidades financeiras que procuram adaptar-se a este contexto através da reinvenção.
- A importância da inclusão financeira
Segundo o Banco Mundial, 1,7 bilhão de pessoas ainda não têm conta bancária. O uso massivo e generalizado da tecnologia, da internet e dos dispositivos inteligentes, bem como o desenvolvimento das mídias digitais dentro do setor financeiro, aceleraram os processos de inclusão financeira e permitiram o acesso aos serviços disponíveis a uma parcela da população, antes fora do sistema bancário. De acordo com um estudo da Juniper Research, essa aceleração continuará, pois o número de pessoas usando carteiras digitais crescerá de 2,3 bilhões este ano para 4 bilhões em 2024. Isso fará com que as transações entre carteiras cresçam 80% e alcancem os 9 trilhões de dólares em um ano.
No contexto atual, as organizações que pretendem ser resilientes, sustentáveis e escaláveis devem optar pelo caminho da digitalização, adaptação e, sobretudo, reinvenção.
Por falar nisso, reinventar-se não é mais uma opção. É a única maneira de sobreviver e prosperar. As empresas precisam aproveitar ao máximo todas as informações, ferramentas e soluções que podem ajudá-las a ficar à frente da curva no setor bancário. Ao seguir essas iniciativas, eles poderão começar a desenvolver um roteiro digital detalhado, posicionando seus negócios no topo do setor financeiro agora e no futuro.