Os 7 Principais Objetivos para CTOs em 2024

Posted by
No panorama tecnológico em constante mudança, os Diretores de Tecnologia (CTOs) estão à proa, guiando as organizações em direção à inovação e ao sucesso.

 
A perspectiva única dos CTOs permite estabelecer metas estratégicas transformadoras que impulsionam resultados e têm um impacto abrangente.
Neste artigo, investigamos os 7 objetivos cruciais para os CTOs em 2024.

 
Estes vão além das funções tradicionais, abrangendo avanços tecnológicos e mudanças culturais nas organizações. Alinhando-se a esses objetivos, os CTOs podem fortalecer suas organizações, facilitando o crescimento da receita e da inovação, e cultivando um ecossistema digital à prova de futuro.
 
 
Assim, embarquemos na jornada para revelar os objetivos definidores para os CTOs em 2024, as chaves para moldar o futuro de suas organizações.

1° O Papel do CTO na Concepção de Estratégias Técnicas Sólidas

No cerne de suas responsabilidades, os CTOs trabalham em estreita colaboração com os CEOs e outros executivos para moldar uma estratégia técnica robusta e bem fundamentada.

 

É vital a participação ativa no estabelecimento de metas, brainstorming, diálogos e análise de riscos junto aos membros da equipe executiva. Além disso, é indispensável que a estratégia técnica se integre de forma fluída e coesa aos objetivos comerciais amplos da empresa.

Luis Weir, Diretor de Tecnologia na Oracle, destaca a importância de ter uma visão e estratégia bem definidas como o foco principal do CTO. Ele ressalta a importância dos executivos em ajudar os principais clientes a esboçar suas estratégias modernas, especialmente no que diz respeito a APIs e microsserviços.
 

Ele oferece um insight valioso: o foco deve permanecer em como a tecnologia pode resolver os desafios comerciais e gerar valor real. Ele adverte contra as distrações causadas pela fascinação com ferramentas, defendendo uma visão panorâmica que mantém o foco nas necessidades empresariais, na direção futura e em como a tecnologia pode ser um catalisador para atingir esses objetivos.
Com o avanço rápido da evolução tecnológica, manter-se atualizado é fundamental.
 
Lembrando que a Sciensa é especialista em arquitetura de microsserviços e construções de APIs, fale com um especialista agora.
 
Estratégias para Desenvolver uma Visão Técnica Robusta:
  • Formular uma visão que esteja em harmonia com as tendências contemporâneas e vá além do superficial.
  • Construir um entendimento aprofundado do negócio, participando ativamente em iniciativas que impulsionam a receita.
  • Entender como as empresas podem se integrar efetivamente na economia digital.
  • Auxiliar no traçado de um caminho palpável para o negócio, tornando-o mais centrado no cliente e habilitado para operações omnichannel.

2° Defendendo as Estratégias de Negócios Digitais da Empresa

A transformação digital continua a ser uma força dominante em 2024 e além. Seu crescimento exponencial, especialmente em meio à pandemia global, é profundo. Segundo a IDC, os gastos com transformação digital devem atingir a impressionante marca de $3,4 trilhões até 2026.

 

De fato, de 2017 a 2024, espera-se que os investimentos em transformação digital mantenham uma trajetória de crescimento robusta, com uma taxa composta anual de crescimento de cinco anos de 16,7%.

 

A jornada de transformação digital das empresas girará cada vez mais em torno de ferramentas inovadoras, como inteligência artificial, utilitários de otimização de fluxo de trabalho e automação de processos robóticos. Central para essa estratégia, os CTOs estão posicionados para liderar iniciativas digitais, promovendo uma visão unificada em toda a organização.

 

Os CTOs estão preparados para abraçar um papel ampliado como campeões dos negócios digitais. Isso envolve alavancar tecnologias inovadoras para transformar o modelo de negócios, produtos e serviços da organização. Estar sintonizado com as últimas tendências tecnológicas e discernir aplicações potenciais dentro de sua organização é crucial.

 
Estratégias para Defender Iniciativas de Negócios Digitais:
  • Colaborar com os CIOs para construir um roteiro para novos modelos de negócios e capacidades.
  • Promover a colaboração digital e preparar a infraestrutura para a prontidão do comércio eletrônico.
  • Injetar pensamento estratégico na empresa, abrangendo P&D, arquitetura empresarial e gestão de inovação.
  • Trabalhar em estreita colaboração com as funções de negócios para compreender clientes potenciais e requisitos de mercado, traduzindo essas percepções em produtos e serviços digitais.

3° Foco em Trazer Agilidade para a Infraestrutura

Os CTOs assumem o papel de gestores modernos de infraestrutura.
 
Conforme a Gartner, cabe ao CTO a responsabilidade geral pela gestão da infraestrutura tecnológica física e de pessoal, incluindo implantação, integração, gerenciamento de sistemas e desenvolvimento de pessoal técnico.
 
Alguns executivos consideram as soluções baseadas em nuvem como parte do conjunto de ferramentas de infraestrutura para aproveitar os benefícios e proporcionar uma vantagem competitiva para a organização. O segredo está em ter um entendimento adequado das ferramentas e das pessoas.

Esse conhecimento ajudará a gerenciar os serviços de infraestrutura de forma eficiente. Os CTOs podem auxiliar na análise de soluções baseadas em nuvem para trazer maior agilidade à infraestrutura como um todo. Esses insights ajudarão a responder mais rapidamente às demandas empresariais.

Além disso, os CTOs de primeira linha vão além da gestão da infraestrutura. Eles preferem trabalhar impulsionando a inovação tecnológica para atender às demandas empresariais de transformação digital.


  • Ser responsável pelo design, implementação e manutenção dos elementos da infraestrutura de TI.
  • Trabalhar proativamente em medidas para trazer processos mais ágeis.
  • Focar na racionalização das operações dos funcionários e na criação de eficiências de trabalho.

4° Otimização dos Gastos Tecnológicos

Para ter sucesso no cenário empresarial moderno, os CTOs devem combinar habilidades técnicas com uma sólida compreensão de negócios. Além disso, gerenciar eficientemente as finanças é fundamental.
 
Na liderança de startups ou empresas mais novas, é crucial saber navegar pelas restrições financeiras típicas. A gestão eficaz de orçamentos é essencial. Segundo a Gartner, espera-se que os gastos globais com TI atinjam $4,5 trilhões em 2024.
 
É importante que os executivos saibam como otimizar investimentos em novas tecnologias. Um orçamento mal gerenciado ou excedido pode representar uma oportunidade perdida.
 
Os CTOs precisam estar atentos a maneiras práticas de reduzir gastos. Quando os executivos se envolvem ativamente na redução de custos, isso pode dar-lhes mais liberdade para investir em novas tecnologias no momento certo.
 
Como alcançar esse objetivo?
  • Focar em habilidades de gestão financeira.
  • Trabalhar na gestão de orçamentos e compreender o potencial de investir em novas tecnologias.

5° Foco em Maior Colaboração

Os melhores CTOs trabalham no desenvolvimento da colaboração entre departamentos. Trata-se de uma decisão estratégica que pode ser a chave para o sucesso em um ambiente de negócios dinâmico.
 
É a força das relações colaborativas que pode entregar o maior valor.
 
A colaboração com outras equipes pode ajudar a alinhar estratégias com a visão de negócios. Para tornar essa visão uma realidade, os CTOs precisam combinar o melhor de dois mundos: habilidades técnicas e visão empresarial.
 
Como alcançar esse objetivo?
  • Mudar para um papel colaborativo que facilite a agenda de Transformação Digital (DX) e a estratégia da empresa.
  • Trabalhar na construção da confiança dentro da organização, o que, por sua vez, pode apoiar iniciativas inovadoras.

6° Foco na Governança de Produtos

A governança de produtos pode capacitar organizações a aprimorar o design, a distribuição e a revisão de suas estratégias de produtos.
 
O que os CTOs podem fazer?
 
Os CTOs podem garantir a implementação de melhorias práticas e reais nas operações do dia a dia. Eles podem ajudar a alcançar o sucesso e a conformidade do produto com um robusto quadro de governança de produtos.
 
Como alcançar esse objetivo?
  • Garantir a consistência da governança em portfólios de produtos.
  • Incorporar a governança como parte da cultura organizacional para assegurar que os controles e processos sejam robustos e projetados para entregar os melhores resultados para os clientes.

7° Mantendo Operações Tecnológicas Fluidas

Os CTOs frequentemente atuam como catalisadores empresariais fundamentais, garantindo que as funções tecnológicas operem de maneira contínua e eficiente.
 
Operações tecnológicas contínuas
 
Em setores como telecomunicações, saúde e aeroespacial, os CTOs frequentemente formam a espinha dorsal do modelo de negócio, assegurando uma paisagem empresarial altamente responsiva e adaptável.
 
Os CTOs comandam o leme da tecnologia operacional e guiam a equipe de engenheiros de produtos. Seu foco é aprimorado no refinamento da tecnologia para fortalecer o modelo de negócio e as operações. Além disso, eles direcionam o curso de P&D, laboratórios de inovação e sua equipe de engenharia de produtos.
 
Como alcançar esse objetivo?
  • Colaborar com equipes de produtos e engenharia no desenvolvimento de produtos inovadores.
  • Tomar decisões judiciosas sobre investimentos em tecnologia.
  • Engajar-se ativamente no pilotamento e estabelecimento de plataformas de negócios digitais.
  • Garantir que avaliações de risco abrangentes sejam realizadas ao incorporar novas tecnologias de informação e operacionais na organização.

Conclusão:

À medida que nos aproximamos de 2024, torna-se cada vez mais evidente que os CTOs são peças-chave na condução de organizações rumo à inovação e ao êxito no dinâmico mundo tecnológico. Com a capacidade de estabelecer metas estratégicas transformadoras, os CTOs têm a oportunidade única de impulsionar resultados significativos e criar um impacto abrangente nas empresas.
 
Neste artigo, destacamos sete objetivos essenciais para os CTOs em 2024, que transcendem as funções tradicionais, englobando avanços tecnológicos e mudanças culturais. Ao alinhar-se a esses objetivos, os CTOs podem fortalecer suas organizações, promovendo o crescimento da receita, a inovação e a construção de um ecossistema digital resiliente e preparado para o futuro.
 
Ao abraçar esses desafios e oportunidades, os CTOs podem conduzir suas organizações com sucesso através de uma era de mudanças sem precedentes, garantindo que estejam não apenas preparadas para enfrentar o futuro, mas também prontas para moldá-los.
 
Lembre-se, a jornada para alcançar esses objetivos pode ser complexa e desafiadora, mas com o apoio e expertise da Sciensa, especialista em arquitetura de microsserviços e construção de APIs, você não está sozinho. Entre em contato com um de nossos especialistas hoje mesmo para começar a transformar os desafios em oportunidades e a visão em realidade.